Receita Pública

é o dinheiro que o governo dispõe para manter sua estrutura e funcionamento, além de oferecer bens e serviços à sociedade. Esses recursos financeiros são utilizados para financiar despesas como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, assistência social, entre outros. conheça os estágios da receita pública:

é o dinheiro que o governo dispõe para manter sua estrutura e funcionamento,

além de oferecer bens e serviços à sociedade. Esses recursos financeiros são

utilizados para financiar despesas como saúde, educação, segurança pública,

infraestrutura, assistência social, entre outros.

conheça os estágios da receita pública:

Previsão

fase em que é estimada

a arrecadação de um

determinado ano

Lançamento

compreende a verificação de

crédito fiscal, o cálculo do

imposto, a identificação do

devedor e a notificação.

Arrecadação

são entregues os valores

aos agentes arrecadores ou

bancos autorizados, para que

estejam disponíveis nos

cofres públicos.

É importante ressaltar que as receitas públicas devem ser gerenciadas

de forma responsável e transparente, visando garantir o equilíbrio

das contas públicas e a sustentabilidade financeira do governo.

conheça outros tipos de receita pública:

A Receita Prevista é o estágio inicial da arrecadação de recursos governamentais. Ao longo do ano, essa estimativa passa por atualizações para adaptar-se às mudanças que ocorrem durante o período. O Portal da Transparência disponibiliza tanto a Receita Prevista Inicial quanto a Receita Prevista Atualizada.
A Receita Lançada é a etapa subsequente da arrecadação de receitas, ocorrendo quando a pessoa responsável pelo pagamento é identificada como devedora do crédito. Nessa fase, não é necessário estimar o valor a ser pago por cada contribuinte. As receitas originárias, como laudêmios, aluguéis, dividendos e participações de natureza patrimonial, bem como as tarifas relacionadas a rendas industriais, não requerem lançamento e são diretamente receitas arrecadadas pelo governo.
A Receita Realizada é o montante efetivamente recebido pelo governo após o pagamento ou recolhimento dos valores devidos. Representa a arrecadação real disponível nos cofres públicos para o uso do Governo Federal. Esse valor pode diferir da receita lançada (caso haja parcelas não pagas) e da receita prevista (se houver aumento na arrecadação devido a crescimento econômico, por exemplo).
imagem gif carregando